Planos, ou enquadramentos, são estilos de gravação que é feito em determinados momentos, alguns deles são, Plano Geral, Plano americano, Plano médio e Plano detalhe. Vamos a eles :
Plano Geral : é o enquadramento que tem como a maior característica passar ao espectador uma referência geográfica, como a área que vai acontecer a gravação, cenas de montanhas,praias, desertos, são ótimos exemplos de PG.
Plano Geral
Plano Americano: Enquadra o personagem do joelho até a cabeça, nesse plano o foco tem que ser um humano e não um saco de batatas, porque sacos de batatas não tem joelhos.Conhecido como plano americano por ser famoso em filmes de faroeste, aonde eram filmados os duelos de cowboys .
Plano Americano
Plano Médio: A câmera fecha com a altura do personagem, deixando apenas poucos detalhes laterais, desta forma podemos dar destaque a ação do personagem, como em uma cena de dança ou luta onde precisamos focar os movimentos totais dele.
Plano Médio
Plano Detalhe: O detalhe muitas vezes é fundamental para a condução da narrativa visual. Ele é o responsável por tornar evidente este ou aquele objeto em cena. É neste momento também que o espectador está à mercê do produtor de vídeo, que mostra os detalhes daquilo que lhe convém e oculta qualquer traço de informação que possa causar uma impressão diferente daquilo que é pretendido.
Plano Detalhe
Bom, essas foram as explicações, para a aplicação do aprendizado, veja esse trailer do filme Pulp Fiction e fique atento a todos os planos utilizados.
Postagem dessa semana é essa, Planos Cinematográficos, espero que esteja bem compreensível e didático.




Nenhum comentário:
Postar um comentário